Qual o investimento para se tornar um Bartender? Descubra já
Tudo na vida requer investimentos, seja de tempo ou dinheiro: uma faculdade, um relacionamento, um novo conhecimento, uma viagem… E adentrar o caminho do bar não é diferente. Fazer drinks é a parte mais fácil: se você assistir um vídeo no Youtube, ler um artigo sobre criação de drinks ou pedir auxílio a um amigo com alguma experiência, em pouco tempo você será capaz de preparar perfeitamente os drinks que mais saem em eventos: caipifruta, gin tônica, aperol, vodka com energético…
Mas ser bartender, como dito no capítulo anterior, vai muito além de preparar drinks e servi-los: requer investimentos com material de serviço, cursos de especialização e marketing pessoal. A vantagem é que, você adentrando o caminho do bar e investindo da forma correta, esse investimento se pagará no primeiro mês de serviços.
Material de Bar
O que seria do soldado sem a sua arma ou do motorista sem o seu carro? Assim é o profissional de bar sem o seu material pessoal: esse conjunto de ferramentas irá viabilizar ao Bartender a execução da uma operação de bar, o que não só a criação de drinks, mas toda parte de corte de frutas, armazenamento e decoração funcional da sua praça, ou seja, com itens que deixarão o seu bar ao mesmo tempo bonito e operacional.
Básico – Necessário para iniciar como bartender de eventos.
- Macerador – R$ 15 a R$ 25.
- Faca de Inox 6 – R$ 7 a R$ 12.
- Pedra de amolar 6 – R$ 4 a R$ 10.
- Tábua de corte pequena em Polietileno – R$ 9 a R$ 20.
- Bailarina retorcida (com garfo ou disco) – R$ 12 a R$ 16.
- Coqueteleira de Boston + Mini Tim – R$ 35 a R$ 50 o conjunto.
- Tenha pelo menos 2!
- Dosador Jigger 25/50ml – R$ 15 a R$ 20.
- Pegador de inox – R$ 5 a R$ 9.
- Balde de acrílico 3 a 5L (para os utensílios) – R$ 15 a R$ 25.
- Borrifador pequeno – R$ 3 a R$ 6.
- Biqueiras – R$ 2,50 a R$ 7,50
- É bom ter pelo menos 5. Opte pela Biqueira com tampa ou a de inox.
- Pá de Gelo – R$ 5 (plástico) a R$ 15 (Acrílico).
- Abridor de garrafas – R$ 5 a R$ 10.
- Cooler 18 a 36 L – R$ 40 a R$ 60.
- Strainer (Coador de bar) – R$ 12 a R$ 20.
- Coador pequeno de inox – R$ 5 a R$ 10.
Avançado – Necessário para eventos próprios ou serviços mais especializados.
- Sifão de Creme 500ml – R$ 240 a R$ 350.
- Cápsula de NO² – R$ 35 a caixa com 10 unidades.
- Sifão de Soda 1000ml – R$ 240 a R$ 350.
- Cápsula de CO² – R$ 35 a caixa com 10 unidades.
- Bar Mat (Tapete de Bar) – R$ 50 a R$ 70.
- Bar Cad (Porta guardanapos) – R$ 9 (simples, de plástico) a R$ 50 (acrílico).
- Louças para insumos (de 4 a 12 unidades) – R$ 30 a R$ 60 cada.
- Service Mat – R$ 30 a R$ 60.
- Mesa dobrável ou módulo de bar – A partir de R$ 150.
Opcionais – Certamente irão facilitar o serviço em diversas situações.
- Bisnaga Invertida 500ml – R$ 20 a R$ 25.
- Carrinho dobrável de alumínio – R$ 40 a R$ 70.
- Funil pequeno – R$ 3 a R$ 5.
- Store N Pour – R$ 20 a R$ 30.
- Pode ser substituído por uma garrafa de vidro vazia + biqueira.
- Pano de prato branco – R$ 4 a R$ 10.
- Bobina de saco plástico para reposição – R$ 4 a R$ 6 com 100 sacos.
- Luvas Nitrílica (Preta, de Tatuador) – R$ 30 a R$ 40 com 100 luvas.
- Maçarico – R$ 40 a R$ 80.
- Isqueiro – R$ 3 a R$ 5.
Uniforme – O traje de batalha do bartender de eventos.
- Camisa social branca ou preta – R$ 40 a R$ 70.
- Calça preta – R$ 50 a R$ 80.
- Sapato confortável e impermeável – R$ 70 a R$ 150.
- Suspensório – R$ 10.
- Gravata borboleta – R$ 10.
- Gravata slim – R$ 10.
- Colete – R$ 40 a R$ 70
- Avental – R$ 50 a R$ 150.
- Bonés, Broches, Pins e Decorações – Em geral não é vendido e sim oferecido como brinde ou recompensa por workshops e concursos.
Cursos / Aprendizado
A coquetelaria é uma área que exige estudos e atualização constante, sobretudo na carreira de bartender clássico. Um curso de bartender é um passo importantíssimo deste processo, principalmente pelo networking que ele proporciona, contudo para muitos profissionais que desejam iniciar na carreira de bar é um investimento inviável, já que um curso de bartender básico pode variar de R$ 300 a R$ 1500 dependendo de quem o ministre.
Mas para o caminho do bar de eventos, o curso é obrigatório? Não! Existem outros caminhos bem interessantes para obter o conhecimento teórico necessário, como e-books (tipo este, que circulam por grupos de WhatsApp), livros (novos ou em sebos), vídeos online, cursos online gratuitos, cursos online pagos (bem mais baratos que os presenciais, sem a parte do networking), entre outros.
Para compensar a parte do networking caso você opte por não fazer um curso, se esforce para conseguir entrar no máximo de grupos de coquetelaria e busque sempre discutir e perguntar sobre assuntos relevantes. Também, pelos grupos, busque saber quando ocorrerão masterclasses (palestras direcionadas a uma marca específica) e guests bartenders (onde um bartender renomado é convidado para executar drinks especiais que custam de R$ 15 a R$ 30, evento que geralmente reúne uma boa qualidade de profissionais da área. Depois de um tempo, com os contatos certos, sempre rola aquele descontinho: fica a dica.
Mas, de longe, a melhor forma de se aprender a coquetelaria de eventos é trabalhando em eventos. Pedir auxílio a um bartender da área para te ensinar o básico pode ser uma boa opção, fazer um curso melhor ainda, mas nada melhor para aprender a coquetelaria como a prática. Buscar serviços como extra em bares pode ser uma saída bem interessante, pois você irá aprender e ganhar uma grana ao mesmo tempo.
Marketing Pessoal
Poderíamos dizer que o marketing pessoal é a cereja do bolo, mas isso seria um erro já que ela é a base de tudo: sem um marketing pessoal eficaz é bem mais complicado conseguir serviços, mesmo com inúmeros certificados e material completo.
O investimento com o seu marketing pessoal como bartender de eventos será, necessariamente, em tempo e em dinheiro, sendo que quanto mais de um, menos do outro: você pode optar por contratar um profissional que fará seu tudo do zero ou pode tentar fazer sozinho com o auxílio de apps como Canva ou softwares como CorelDraw e Adobe Illustrator. Caso seu conhecimento na área seja zero, é sugerível solicitar o serviço de um profissional. Alguns dos principais itens que proporcionam um marketing pessoal eficaz.
Networking
Já citamos algumas vezes e citaremos quantas forem necessárias, pois o esta é a base do marketing pessoal em qualquer que seja sua profissão. Para bartenders, saber fazer e manter contatos profissionais é o diferencial para conseguir serviços, uma vez que é por meio do networking que acontecem as indicações.
Seja uma pessoa agradável, ninguém se lembra, pelo menos de forma positiva, de pessoas negativas e desagradáveis. Ser uma pessoa chata, além de estragar o seu próprio serviço, acaba atrapalhando o andamento da equipe inteira, o que certamente que afastará de muito serviços.
Não interessa qual a sua posição ou evento, sempre atenda os cliente com excelência. Não precisa saber fazer o drink mais complexo ou o mais bonito, uma simples gin tônica preparada com carinho, servida com um sorriso e um sincero “saúde!” são alguns dos itens de um atendimento excelente. Acredite: você pode conquistar um cliente e um evento futuro apenas com isso.
Logotipo e identidade visual
Essa parte é opcional para bartenders que desejam somente serviços pontuais, como renda extra, mas para quem deseja ingressar no caminho do bar de eventos, vale muito a pena investir um tempo e/ou dinheiro criando uma logomarca simples. Você não precisa ter conhecimentos de design, somente bom senso: uma imagem simples (de 1 ou 2 cores) com uma fonte de fácil leitura já pode servir perfeitamente como seu logotipo. A identidade visual, em um bruto resumo, é a adequação dessa arte, mantendo o padrão, em suas mídias (cartão de visita, cardápios, mídias sociais, etc.).
Seu logotipo deve deixar claro que você é bartender. Nomes como “Alquimia Drinks”, “Alquimia Bartenders”, “Alquimia Bar para eventos” ou algo nessa linha é o ideal. Simples, claro e objetivo.
Cartão de visita físico
O bom e velho cartão de visita, muitas vezes subestimado, é uma arma poderosa na mão de um bartender. Após um atendimento excelente, é comum o cliente te elogiar e te agradecer. Nessa hora, puxar um cartão de visita e entrega-lo pode te garantir um futuro contratante ou pelo menos mais um seguidor no instagram.
Dica de ouro: para o cartão de visita de um bartender, menos é mais: ele deve conter logotipo, nome, telefone de contato (WhatsApp) e mídias digitais (site, instagram e facebook).
As cores ideais para um cartão de visita para bartender é fundo preto com letras brancas, com detalhes em no máximo 2 cores. Lembre-se que o cliente precisará enxergar essas informações em um ambiente que geralmente possui pouca luminosidade.
Um milheiro de cartão de visita geralmente varia entre R$ 25 a R$ 100 se for solicitado diretamente em uma gráfica online ou com produção própria. Se for solicitado em uma gráfica pequena (que geralmente compra de uma das duas opções citadas anteriormente) o valor varia entre R$ 70 a R$ 250.
Para quem está iniciando, é sugerível o cartão de visita mais simples, em papel couchê 250 gramas, com impressão 4/4 (frente e verso colorido).
Cartões de visita mais avançados, em couchê 300 gramas, com verniz localizado e laminação fosca, são indicados para quem já possui a sua marca consolidada, além de ser mais caros.
Cartão de visita digital
Uma ferramenta nova e cada vez mais utilizada, o cartão de visita online é basicamente um arquivo em PDF interativo, que pode ser enviado via e-mail ou WhatsApp que possibilita, em um único clique, direcionar para as pessoas para seu Instagram, site, mensagem direta no WhatsApp, etc. Ele não substitui o cartão de visita físico, mas o complementa, fortalecendo mais o seu marketing pessoal.
Apesar de algumas empresas oferecerem o serviço de cartão de visita digital, ele pode ser facilmente criado, gratuitamente, pelo Google Drive (via Google Apresentações) ou no Microsoft Powerpoint.
Existem diversos tutoriais no youtube de como criar seu cartão de visita digital. Dê uma pesquisada!
Você pode criar cartões digitais para diferentes fins: portfólio, orçamento, pós venda…
WhatsApp Business (devidamente configurado)
O app WhatsApp Business possibilitou uma quantidade bem interessantes de ferramentas para negócios. Mesmo que você não seja uma empresa, vale a pena baixar o App até mesmo para separar de seu pessoal. De qualquer forma, eles devem estar devidamente configurados, com seu nome e foto disponíveis para visualização, e um status que remeta ao que você faz.
Muito cuidado ao configurar mensagens automáticas, muitos clientes detestam isso.
É ideal que sua foto de perfil seja de você trabalhando, ou que pelo menos remeta ao seu serviço. Utilizar seu logotipo como foto não é indicado, a não ser que você já esteja estabelecido no mercado.
Portfólio em site, instagram ou facebook
Nem só de indicação vive o bartender: eventualmente será necessário captar novos clientes e a melhor forma de fazer isso é mostrando a qualidade de seu serviço. Em geral você conseguirá fazer isso nos eventos, servindo com excelência e posteriormente entregando um cartão de visita, mas e depois? Montar seu portfólio com fotos de qualidade é crucial para que seu futuro contratante possa ver e analisar serviços já realizados.
No Instagram, crie um perfil comercial especificamente para o seu serviço como bartender. É bem importante que o conteúdo desta página seja voltada para o serviço, com fotos de drinks, praças montadas, etc. Deixe as fotos de bichinhos, praia e bebedeiras para o seu perfil pessoal.
No Facebook, faça uma fanpage com todas as informações de seu negócio e deixe-a sincronizada com a conta no instagram.
Caso deseje criar um site, o que não é indicado para iniciantes, esteja disposto a pagar mensalmente pelo serviço de hospedagem. Criadores de site como Wix e WordPress são interessantes, mas abaixo veremos uma opção gratuita de grande relevância: o site do Google Meu Negócio.
Não esqueça que essas páginas são portfólio. Como já citado, as fotos precisam ser de qualidade, tanto na resolução da foto em si como a ambientação de onde a foto será tirada. Fotos com praças mal montadas, profissionais ou pessoas desarrumadas, drinks visualmente feios e local sujo irá gerar um efeito negativo.
Contato no Google Meu Negócio
Não há dúvidas de vivemos em uma era dominada pelo Google. Se você deseja ser achado, mesmo como freelancer, é interessante que seu nome apareça no Google, tanto para a captação de novos clientes como para aumentar a sua reputação no mercado. Esta opção exige um logotipo, e é opcional para bartenders que desejam somente serviços pontuais. Para quem deseja se estabelecer no caminho do bar de eventos, sugiro baixar o app Google Meu Negócio e cadastrar a sua empresa (que pode sim ser você mesmo).
Ao preencher todas as informações devidamente, o Google cria um site pré montado com todas as suas informações. Para quem não tem site, vale muito a pena utilizar esse, para começar.
O cadastro não fica completo na hora, em alguns casos o Google te envia uma carta fixa, no endereço registrado, para confirmar a existência do seu negócio.
Facebook pessoal aceitável
Reputação é tudo, principalmente quando o bartender de eventos é uma pessoa e não somente uma empresa. Ter um Facebook pessoal “limpo”, ou até mesmo não ter um perfil pessoal, é infinitamente melhor do que ter uma página onde só haja postagens polêmicas que possam a vir a te queimar com algum contratante. Essa regra vale tanto para o caminho do bar de eventos como para qualquer outro emprego: já é comum a prática de setores de RH procurarem o perfil pessoal da pessoa e, caso haja opiniões controversas à empresa, você ser excluído do processo. Lembrem-se: até no Facebook pessoal é possível você ser indicado para um serviço. Não corra risco de perder cliente por postar besteiras.
Assuntos de política devem ser evitados a todo custo. Você não vai ganhar nada provando que o candidato A é melhor ou pior que B.
Postagens relevantes à sua profissão, como bebida e informativo de eventos, além de assuntos de interesse geral como animais fofos, de comédia ou assuntos agradáveis até te aproximam mais de potenciais clientes.
Postagens machistas, fascistas ou extremistas de qualquer tipo são proibidas para quem deseja trabalhar como freelancer: você pode ser permanentemente queimado no mercado de trabalho.
Boa aparência, sorriso e excelência em atendimento
Esse combo já foi anteriormente citado mas vale uma nova menção, pois ele é o “feijão com arroz” do marketing pessoal. O cliente antes de mais nada te analisa com os olhos, então há a necessidade de uma boa aparência. Após isso, no primeiro contato, o sorriso é ideal para quebrar o gelo com o cliente. Finalizando com um atendimento de excelência, com um drink de qualidade feito em um tempo aceitável, você possui uma boa chance de captar um provável contratante. Não seja preconceituoso, jamais, e lembre-se de que todos temos problemas, mas estes devem ser deixados em casa.
Como também já citado, existe uma diferença entre beleza (ser bonito, de natureza) e boa aparência (ter os cuidados certos com a sua estética pessoal).
Afinal, quanto eu preciso investir para me tornar um bartender?
A resposta infelizmente não é exata, pois parte pode ser em tempo, e parte em dinheiro. Mas o valor que sugerimos para separar e investir é em torno de R$ 300,00 para a compra de materiais básicos de trabalho e o uniforme. Mas já dedique uma parte de seus ganhos em serviço para investir em cursos, materiais e em Marketing, para expandir as suas vendas.
Se deseja saber mais sobre nosso serviços especializados de Marketing para bartenders, entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui ou envie já uma mensagem para (21)99517-5400.
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